Mercado

Fundos Long Bias: o que são e como funcionam esses tipos de fundos de investimento?

Os fundos long bias, ou fundos long biased, são classificados como subtipos de fundos de ações e fundos multimercados. Saiba como funcionam.

Por Equipe Empiricus

29 fev 2024, 15:07 - atualizado em 29 fev 2024, 15:07

Imagem representando os fundos long bias, ou fundos long biased, subtipos de fundos de ações e fundos multimercados.
Fundos Long Bias

Os fundos de investimentos são uma excelente maneira de diversificar os investimentos, mas é preciso saber que eles recebem várias classificações. Há, por exemplo, os fundos long bias, que atraem muitos investidores devido à sua capacidade de gerar lucro tanto na alta quanto na baixa.

Além disso, os fundos long bias ajudam pessoas com menor conhecimento de mercado ou que não têm muito tempo a entrarem na renda variável de maneira relativamente segura. Isso porque as decisões são tomadas por gestores profissionais, sem a necessidade de montar a carteira de ações por conta própria.

O que são os Fundos Long Bias?

Os fundos long bias, também conhecidos como fundos long biased, são classificados como subtipos de fundos de ações e fundos multimercados. Eles podem trazer resultados positivos independentemente da tendência dos ativos.

A compreensão do termo se torna mais fácil quando ele é dividido em duas partes. A palavra long é usada para representar operações de compra e é mais conhecida, mesmo entre os investidores iniciantes.

Já o termo biased tem o sentido de “enviesado”. Então, ao juntar as duas palavras, temos um fundo com o “viés de compra”. Isso quer dizer que o fundo irá operar de maneira comprada na maior parte do tempo.

Mas ele não está restrito a este movimento e, dependendo da situação e da avaliação dos gestores, é possível operar vendido. Assim, é possível reduzir prejuízos ou ainda obter boa rentabilidade quando um ativo está em queda ou em tendência lateral.

Como os Fundos Long Bias funcionam?

Os fundos long biased funcionam a partir de uma profunda análise dos gestores, para que possam decidir quais papéis serão incluídos na carteira com maior probabilidade de sucesso.

Além disso, é importante entender o conceito de operar vendido na bolsa de valores, pois esta é uma das possibilidades deste tipo de fundo.

Quando o gestor acredita que o ativo irá cair, ele faz um empréstimo de ações pelo qual pagará uma taxa. Depois, ele as vende no mercado financeiro e, caso a queda dos preços se confirme, as ações serão novamente compradas por um valor inferior e devolvidas ao dono.

A diferença entre o preço de venda e de compra fica como lucro para o fundo. Mas observe que este tipo de movimentação também pode gerar prejuízo. Pois, se o preço subir, o gestor terá que comprar a ação da mesma forma para devolver ao dono, situação em que pagará um preço maior do que o esperado.

Diferença dos fundos long biased para os fundos long short e long only

Enquanto no long biased as posições vendidas são eventuais, no long short há sempre o investimento em um par de ativos, sendo um comprado e o outro vendido, visando lucrar na diferença.

Já os fundos long only são menos maleáveis, pois operam apenas na posição comprada, mesmo que o mercado esteja realizando um movimento contrário.

Vantagens dos Fundos Long Bias

Os investidores podem contar com as seguintes vantagens ao escolher um fundo long Bias:

  • Possibilidade de conseguir rentabilidade independentemente da tendência do mercado;
  • Como a operação ocorre na alta e na baixa, a volatilidade do fundo tende a ser menor;
  • As taxas não diferem de um fundo de investimentos em ações. Então, os cotistas pagam uma alíquota máxima de imposto de renda de 15%. Além disso, não é necessário arcar com o come-cotas.

Mas também é preciso considerar algumas desvantagens antes de investir em fundos long bias, como o fato de ser muito difícil definir o real risco da aplicação. Outro problema é que estes fundos são complicados de administrar, o que exige muita competência dos gestores.

Quais são os fundos de longo prazo?

Os fundos de longo prazo são aqueles em que os valores ficam aplicados por mais de 365 dias. Eles oferecem maior risco e maior potencial de retorno.

Como saber se o fundo é curto ou longo prazo?

Basta observar as datas de vencimento dos papéis. Se forem inferiores a 365 dias, os fundos são considerados de curto prazo. Acima deste período temos os fundos de longo prazo.

Quais são os 3 níveis de classificação de fundos Anbima?

A anbima classifica os fundos em indexados, ativos e fundos de investimentos no exterior.

Vale a pena investir em fundos long bias?

O fundo long bias é uma boa opção se estiver alinhado ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos no mercado financeiro.

Como investir em fundos long bias?

Para investir em fundos long bias é necessário abrir uma conta em uma corretora que ofereça essa opção, alocar recursos e fazer a aquisição do fundo desejado.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.