Os fundos quantitativos, também chamados de fundos quants, são uma opção para quem busca por investimentos arrojados e com possibilidades de boa rentabilidade. Para isso, são feitas análises utilizando o que há de mais moderno em questão tecnológica.
Obviamente, quando se trata de mercado financeiro, não há certeza de que um investimento será bem sucedido, mas os fundos quantitativos são uma ótima forma de minimizar os riscos e prever situações importantes que podem afetar as decisões dos investidores.
O que são Fundos Quantitativos?
Os fundos de investimento quantitativos são aqueles que usam algoritmos, dados estatísticos e inteligências artificiais extremamente avançadas para encontrar padrões no mercado que apontam para uma boa oportunidade de investimento.
Assim, é possível adquirir papéis diversificados que sejam capazes de oferecer uma boa rentabilidade mesmo em situações adversas após uma análise quantitativa mais profunda do que um gestor humano é capaz de fazer.
Qual a diferença entre os Fundos Quantitativos e os tradicionais?
A principal diferença destes fundos para os tradicionais é a gestão automatizada, com o uso de tecnologias avançadas.
Com o suporte dos algoritmos, o gestor do fundo fica livre para atuar de forma mais estratégica, deixando o trabalho mais pesado e matemático para os computadores.
Outra diferença importante é que os algoritmos são capazes de diversificar mais os investimentos, o que reduz os riscos envolvidos, sobretudo durante crises, enquanto nos fundos tradicionais há uma concentração maior das opções selecionadas.
Por fim, os fundos quantitativos não são influenciados por fatores emocionais, pois os algoritmos vão sempre buscar por padrões de acordo com sua programação. Mas, em um fundo tradicional, o julgamento de um gestor pode ser afetado por um resultado ruim.
Como funcionam os Fundos Quantitativos?
Estes fundos funcionam considerando modelos estatísticos e padrões que viabilizem um investimento.
Quando um padrão promissor é encontrado, os gestores do fundo fazem vários testes em diferentes situações para validá-lo e só depois o algoritmo é liberado para atuar na formação do fundo de investimento.
Quais são as vantagens dos Fundos Quantitativos?
Este tipo de fundo é uma excelente opção para quem deseja diversificar os investimentos e proteger sua carteira. As principais vantagens incluem:
- Há menos chances de erros, visto que a análise é feita por algoritmos;
- Os robôs operam dia e noite e não precisam de descanso, por isso há maiores chances de que eles encontrem boas oportunidades e não percam qualquer situação favorável;
- A grande diversificação dos fundos faz com que eles sejam menos suscetíveis a eventos inesperados do mercado, como crises financeiras.
Quais os riscos de aplicar em Fundos Quantitativos?
Embora haja muitas vantagens, esses fundos também oferecem alguns riscos que devem ser analisados pelos investidores:
- Os fundos tendem a seguir uma constante. Embora isso proteja o investidor de grandes eventos negativos, também pode evitar que ele aproveite grandes oscilações positivas que ocorram de forma inesperada;
- Os modelos utilizados podem perder a validade rapidamente se outros fundos quantitativos descobrirem os mesmos padrões.
Vale a pena investir em Fundos Quantitativos?
Estes fundos de investimento são muito procurados por investidores de renda variável que estão em busca de uma opção mais segura para suas carteiras.
De maneira geral, os fundos quantitativos oferecem diversas vantagens e desvantagens, então cabe ao investidor analisar cada ponto e definir se eles se enquadram no seu perfil.
- [Seleção “premium” de fundos imobiliários] Veja quais são os 5 FIIs recomendados pelo analista Caio Araujo para buscar ótimos dividendos mensais. Baixe aqui o relatório de cortesia.
Há diversos fundos de investimentos, como fundos de renda fixa, fundos de ações, fundo cambial, fundo imobiliário, fundo de previdência privada e outros.
É um tipo de fundo em que o IR é descontado de forma antecipada sobre os lucros. Dessa forma, ele “come” parte da rentabilidade dos investidores.
É uma tecnologia utilizada para fazer análises matemáticas e encontrar padrões que ajudem a definir boas opções de investimentos.
Para definir se um fundo de investimento vale a pena é preciso analisar o seu histórico, as taxas envolvidas, os prazos e o comportamento da gestão.
Um fundo é uma excelente forma de diversificar os investimentos, pois ele reúne diversos ativos em uma só aplicação, que pode ser escolhida por uma equipe de gestores ou por um algoritmo, no caso dos fundos quantitativos. Assim, não há necessidade de buscar pelos investimentos um a um.