No momento de investir em uma empresa ou comprar títulos públicos, os investidores estrangeiros precisam identificar se determinado país é confiável e se costuma honrar com seus compromissos.
Se a resposta for negativa, isso significa que o país ou a empresa estão classificados como grau especulativo em uma escala de risco.
Entender o que é grau especulativo e grau de investimento é fundamental para quem está iniciando no mercado e também para aqueles que já possuem experiência.
O que é Grau Especulativo?
O grau especulativo é um tipo de classificação dada a um país que se enquadra em uma faixa de maior risco de não arcar com os compromissos. Ou seja, o investidor pode tomar um “calote”.
Esta classificação é baseada, principalmente, na avaliação de 3 agências mundialmente conceituadas: Standard & Poor’s (S&P), Fitch e Moody’s.
Para fazer a avaliação, as agências enviam representantes ao país de forma periódica. Eles são responsáveis por analisar a situação econômica de forma ampla e definir uma nota ou rating.
Uma nota baixa é extremamente prejudicial ao país, pois pode impedir, por exemplo, que empresas consigam recursos para fazer investimentos e crescer. Isso porque as debêntures de grau especulativo podem afastar os investidores.
Diferença entre Grau Especulativo e Grau de Investimento
O grau de especulação significa que há um alto risco de os investidores tomarem um calote.
Por outro lado, o grau de investimento representa o contrário, ou seja, as agências consideram que há boas chances de um país honrar seus compromissos, o que torna o cenário mais favorável para os investidores.
O que é Grau Altamente Especulativo?
O grau altamente especulativo é dado aos países que receberam um rating ainda menor das agências. Isso significa que o país está passando por um verdadeiro caos econômico, em que enfrenta desvalorização da moeda, aumento da dívida pública e da inflação e um grande desajuste fiscal.
Como as avaliações ocorrem periodicamente, se nada for feito pelo governo para melhorar a situação, a tendência é que a nota do país fique cada vez mais baixa.
Como funciona o rating dos países e empresas?
Cada agência tem a sua própria forma de avaliar e definir os ratings. Mas, de forma geral, as notas variam de A a D, sendo que quanto mais próximo de A, melhor a classificação. Por outro, quanto mais próximo de D, menor será a confiança dos investidores.
Para fazer essas definições, o avaliador contratado pela agência irá avaliar o contexto político, econômico, expectativas do mercado interno e impedimentos jurídicos para definir a nota.
Vale lembrar que o rating de um país reflete diretamente em suas empresas e pode fazer com que elas tenham suas notas rebaixadas.
Por isso, instituições com boa gestão e que vivem um momento melhor do que aquele que se desenrola à sua volta, costumam adotar estratégias para não serem consideradas empresas de risco.
O que significa cada nota do rating?
Cada agência terá uma classificação diferente, mas para que as notas fiquem mais claras, veja o que significa cada rating da S&P:
- AAA: alta qualidade;
- AA: qualidade muito alta;
- A: qualidade alta;
- BBB: boa qualidade;
- BB: grau especulativo;
- B: altamente especulativo;
- CCC: risco substancial;
- CC: risco muito alto;
- C: risco excepcionalmente alto;
- D: inadimplente.
Então, antes de fazer qualquer investimento no exterior, é comum que os investidores verifiquem se a empresa está classificada no grau especulativo. Entretanto, o rating não é algo fixo e varia com o passar do tempo.
A nota de grau de investimento varia de AAA a BBB. Isso significa que um país ou empresa tem maiores chances de arcar com os seus compromissos.
O Brasil recebeu o grau de investimento da agência S&P em 2008. Logo a Fitch e a Moody’s seguiram o exemplo e atualizaram o rating brasileiro em 2008 e 2009.
De acordo com a agência Fitch, o rating atual do Brasil é BB, o que representa uma evolução na classificação e faz com que o país seja considerado estável para os investidores.
Um rating elevado é aquele que atinge a classificação A. Isso significa que o país está muito equilibrado economicamente e há grandes chances de honrar seus compromissos.
No mercado financeiro Fitch é uma agência com sede em Londres e Nova York e que executa avaliações de crédito. É considerada uma das três principais do mundo.