Mercado

Grupamento de Ações: entenda o que é e como funciona um inplit de ações

O grupamento de ações é um movimento no mercado financeiro que pode afetar a visão do investidor em relação à empresa. Entenda o que é grupamento de ações.

Por Equipe Empiricus

29 nov 2023, 13:20 - atualizado em 19 fev 2024, 12:10

Imagem representando o grupamento de ações, que é a junção de vários papéis para formar um só e assim aumentar o seu valor.
Grupamento de Ações

No mercado financeiro, diversas empresas podem adotar estratégias para reduzir a volatilidade e aumentar o interesse dos investidores em suas ações. E uma delas é o grupamento de ações, também conhecido como Inplit.

Embora o grupamento de ações possa partir naturalmente da própria instituição, há casos em que as empresas são notificadas pela B3, a bolsa brasileira, para realizarem este procedimento. 

Em termos financeiros, não há tantas diferenças para o investidor que já está com o seu dinheiro aplicado, mas é preciso ficar atento às nuances desse processo.

O que é um grupamento de ações?

Um grupamento de ações nada mais é do que a junção de vários papéis para formar um só, e assim aumentar o seu valor.

Em um primeiro momento, a definição pode parecer confusa, mas fica simples de entender com um exemplo prático: imagine que uma empresa disponibiliza suas ações a 5 reais, mas acredita que este valor é muito baixo, então decide fazer um grupamento de 4/1.

Isso quer dizer que cada 4 ações passarão a ser 1, com um novo valor de 20 reais. Assim, há uma redução do número de ações disponíveis, mas o papel passa a ser mais valorizado.

Como funciona o grupamento de ações?

O grupamento de ativos funciona como um tipo de fusão de papéis, mas sem alterar o capital social da empresa. Para o investidor que já possui ações também não há diferença no valor patrimonial da ação.

Considerando o exemplo do tópico anterior, uma pessoa que tinha 8 ações no valor total de 40 reais, passará a ter 2 ações, mas com o mesmo valor de mercado de 40 reais. É como se uma pessoa tivesse 8 notas de 5 reais e trocasse tudo por 2 de 20. 

Para ser efetivado é necessário que uma assembleia de acionistas delibere sobre o assunto e cheguem a uma decisão.

Por que ocorre um grupamento de ações?

O agrupamento de ações ocorre quando o conselho de administração de uma companhia decide tomar alguma atitude para mudar a percepção do público em relação a ela. 

Pois, ao fundir os papéis e negociá-los por um valor maior, é possível que os investidores passem a ver a empresa de forma diferente, reconsiderando sua importância e intensificando os investimentos.

Outro motivo é reduzir a volatilidade da ação já que, quando um papel tem um valor muito baixo, qualquer mínima alteração terá um efeito gigantesco. Mas isso é menos desastroso quando o valor é maior.

Além disso, desde 2015, a B3 emite uma alerta para as empresas que estão negociando ações abaixo de R$ 1,00 para que façam um agrupamento quando o preço se mantém neste patamar por pelo menos 30 pregões em sequência.

As instituições que não atenderem ao pedido podem ser penalizadas, recebendo multas ou até mesmo sendo suspensas das negociações na B3.

Vantagens e desvantagens do grupamento de ações

A principal vantagem dessa prática é a redução da volatilidade. Ao ser menos afetado por oscilações negativas, um investimento deste tipo pode se tornar mais seguro e expor o investidor a riscos menores.

Por outro lado, a grande desvantagem é que o valor dos grupamentos nem sempre tem forças para se manter. Pois, nada garante que o interesse dos investidores nessas ações irá aumentar, já que é preciso considerar outros fatores antes de investir.

Assim, se mesmo com novos valores não houver um interesse maior do mercado, os preços podem despencar, resultando em uma grande desvalorização dos ativos mesmo com o grupamento de ações.

Como declarar em caso de grupamento de ações?

Na hora de fazer a declaração do imposto de renda não haverá alteração de valores devido ao grupamento. Portanto, o investidor deve se atentar somente no momento de discriminar o total correto de ações.

Como fazer conta de grupamento de ações?

Para saber o número total de ações após o grupamento, basta dividir a quantidade de papéis pelo fator de grupamento. Então, se um investidor tem 100 ações e o fator de grupamento é 5, ele terá apenas 20 ações.

O que é Grupamento de Ações 30 para 1?

O grupamento 30 para 1 significa que agora cada 30 ações serão fundidas para formar 1.

O que é Inplit?

Inplit é outro nome para grupamento de ações, que ocorre quando há uma junção de ações, reduzindo a quantidade e elevando o preço por cada uma.

Qual a diferença entre o Inplit e Split?

São conceitos contrários. Inplit é a junção de ações, enquanto no split o número de ações aumenta e o valor reduz.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.