A LIG – Letra Imobiliária Garantida – é uma alternativa interessante para aqueles investidores que procuram opções de renda fixa para diversificar a carteira de investimentos.
Esse tipo de ativo possui características próprias, como dupla garantia e aplicação de baixo risco. Porém, apesar de apresentar duas proteções, a LIG não tem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e é um título de longo prazo. Por esses motivos, o investidor deve avaliar quais são seus objetivos de investimento antes de aportar seu patrimônio nesse tipo de ativo.
O que é a LIG investimento?
A Letra Imobiliária Garantida é um título de renda fixa ligado ao setor imobiliário e criado para fomentar a captação de recursos para o mercado de imóveis. A LIG surgiu no Brasil, em 2018, inspirada pelos covered bonds, títulos utilizados na Europa dos quais a LIG herdou características semelhantes.
Como o próprio nome já diz, esse ativo foi criado com o intuito de atrair recursos para o mercado imobiliário, que é um setor de grande força no país.
Além dele, existem outros títulos que também são atrelados aos investimentos imobiliários, como a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários).
Apesar de terem algumas características parecidas, a diferença entre LIG e CRI é que a LIG é lastreada por instituições financeiras e/ou bancos, enquanto o CRI pode ser emitido por qualquer empresa que se encontre dentro do segmento do mercado imobiliário.
A Letra Imobiliária Garantida é emitida por instituições financeiras, como:
- Bancos;
- Caixas econômicas federais;
- Associações de empréstimo e poupança;
- Organizações de investimento e financiamento.
Dessa forma, a LIG é um título privado de renda fixa que veio para gerar recursos para o setor imobiliário. Foi pensada para o investidor que tem interesse em investir em imóveis com segurança.
Como funciona a LIG?
A LIG é emitida por uma instituição financeira, no entanto, os depósitos devem ser realizados em um depositário autorizado pelo Banco Central. Dessa forma, a bolsa de valores brasileira (B3) também mantém controle sobre as negociações desse título e garante que tudo seja realizado de forma transparente e segura.
Como o depositário deve ser autorizado pelo Banco Central, os recursos da LIG ficam separados do patrimônio da instituição emissora. Ou seja, se o emissor do título, por exemplo, um banco, vier a falir, o patrimônio se manterá intacto e protegido. Isso se dá por conta da dupla garantia. Portanto, considera-se que os riscos da LIG são baixos.
Quais são os tipos de LIG?
Existem três tipos de LIG e é preciso que o investidor os conheça para decidir quais são os melhores LIG, ou os que mais vão de encontro com os objetivos financeiros, na hora de escolher o produto.
LIG pré-fixada
Nesse tipo, ao realizar o investimento já se sabe exatamente qual será a taxa de rentabilidade que será aplicada ao valor aportado. Ou seja, o investidor sabe desde o início qual a porcentagem que sua aplicação renderá ao ano, independentemente de qualquer variação da taxa Selic durante o período em que o investimento estiver rendendo. Geralmente, ao escolher o produto pré-fixado e realizar a aplicação, as taxas de rentabilidade já se encontram relacionadas nas características.
LIG pós-fixada
Já na LIG pós-fixada, não é possível saber exatamente quanto a aplicação terá de rentabilidade, uma vez que ela vem atrelada a algum índice ou taxa. Como, por exemplo, as taxas Selic e CDI, e/ou ao índice da inflação IPCA.
LIG híbrida
Quanto à LIG híbrida, ela une um pouco dos dois tipos já mencionados anteriormente. Uma parte da aplicação será pré-fixada e a outra parte será pós-fixada, normalmente, sendo atrelada a algum índice e/ou taxa.
Vantagens da LIG
Algumas das vantagens de investir em LIG são:
- Dupla garantia: a primeira garantia é a da instituição emissora. Porém, caso algo aconteça com essa organização e ela não consiga cumprir com o que foi estabelecido, entra em vigor a segunda garantia, a carteira de ativos do título, que suprirá os valores dos pagamentos aos investidores;
- Isenção do imposto de renda: assim como em outros tipos de investimento, a tributação da LIG conta com a isenção de IR para pessoas físicas, e essa é uma das grandes vantagens desse investimento. Por conta disso, o rendimento líquido pode se tornar bastante atraente para quem deseja investir nesse título;
- Variação de índices: a LIG é um título que pode ser ligado a vários índices, que são pré e/ou pós fixados, e até mesmo a variação cambial. Essa característica traz um leque de escolhas e uma boa rentabilidade da LIG para o investidor.
Desvantagens da LIG
Uma das principais desvantagens de investir em LIG, é que esse tipo de ativo não conta com a proteção do FGC. O Fundo Garantidor de Crédito garante uma devolução de até R$250 mil caso a instituição emissora entre em falência, ou em casos de inadimplência. Porém, por mais que o título não seja coberto pelo FGC, existe a dupla garantia já mencionada anteriormente.
Outra desvantagem é a liquidez da LIG. Esse é um título que não é indicado para aqueles investidores que têm como objetivo criar uma reserva de emergência, por exemplo. Isso se dá pois a LIG tem baixa liquidez, ou seja, ela é recomendada para quem está estruturando uma carteira para o longo prazo.
Os prazos da LIG são longos, geralmente com vencimento de um ou dois anos, e há a perda de rentabilidade caso o investidor queira retirar o patrimônio aportado antes do prazo. Portanto, esse também é um ponto que deve ser levado em consideração na hora de escolher a LIG.
Como investir em LIG?
Uma das principais dúvidas pode ser sobre como investir em LIG e onde esse tipo de ativo está disponível para negociações.
O acesso a esse investimento é facilitado, uma vez que ele pode ser encontrado em instituições financeiras, ou seja, em bancos ou organizações que emitem esses títulos, ou até mesmo em corretoras de investimento.
- Quer investir no melhor da renda fixa? A Empiricus Investimentos envia mensagens no WhatsApp quando os títulos mais rentáveis ficam disponíveis na plataforma da corretora. Clique aqui para começar a receber os alertas, de forma totalmente gratuita.
Vale a pena investir na LIG?
A Letra Imobiliária Garantida pode ser uma boa alternativa de diversificação da carteira de investimentos, principalmente dentro do segmento de ativos de renda fixa.
Para decidir se vale a pena investir em LIG ou não, o investidor deve levar em consideração suas metas financeiras, a rentabilidade desejada, seu perfil de investidor e, principalmente, em quanto tempo pretende resgatar seu patrimônio.
Por ser um investimento de longo prazo com retirada dificultada antes do vencimento, a LIG pode não ser a aplicação adequada para aqueles que estruturam uma carteira de médio a curto prazo.
Agora que você já sabe como funciona o investimento em LIG, que tal ter acesso a títulos de renda fixa ‘premium’? Você pode receber as melhores ofertas diariamente, direto no seu WhatsApp, assim que elas ficarem disponíveis. É totalmente gratuito. CADASTRE-SE AQUI