No meio de tantas modalidades e estratégias de investimento existentes no mercado de ações, uma das mais conhecidas é o chamado Long Short.
Muito utilzada por aqueles que realizam trades de curto e médio prazo, o Long Short é uma opção atraente para aqueles que buscam um spread (rentabilidade em relação ao valor de compra e venda) com um risco mais controlado.
O que é Long Short?
Long Short é o nome dado para uma estratégia de investimento onde se investe simultaneamente em dois papéis com algum tipo de relação, sendo um comprado e o outro vendido.
A palavra “long” se refere a posição de compra e a palavra “short” a posição de venda de ações na bolsa de valores, na qual essa estratégia é frequentemente utilizada. Desse modo, é possível realizar a compra de uma ação e a venda de outra de forma simultânea.
Assim, o investidor entra na operação com duas posições opostas. Nesse caso, a diferença na variação entre os dois ativos dará o lucro da operação.
Como funciona o Long Short?
O Long Short começa com investidor selecionando duas ações, com algum tipo de relação, esperando que uma delas irá subir e a outra irá cair. Assim, ele coloca uma ordem de compra para a ação que ficará em baixa e de venda para a ação que irá valorizar.
Como os dois papéis são relacionados, é esperado que a variação deles seja semelhante, mas com um deles performando acima do outro. Com isso, a rentabilidade da operação é garantida independente do movimento que os papéis realizarem, pois a diferença de performance dos dois permanecerá em qualquer cenário.
Tipos de operações Long Short
Os tipos de operações Long Short costumam variar conforme a natureza dos ativos negociados dentro desta estratégia, sendo eles:
Intersetoriais
Nesta modalidade, são comparadas ações de empresas de um mesmo setor (como NuBank e Itaú, por exemplo) e caso se observem variações de preços muito alarmantes, que não possuem explicação aparente, é realizada uma estratégia Long Short baseada na correlação dos ativos.
Ações ON x Ações PN
No caso das ações ON e PN, são observadas ações de uma mesma empresa (por exemplo a CEMIG). Nesse sentido, serão comparadas as ações ordinárias (que não possuem impacto no futuro da empresa) e ações preferenciais (com impacto no futuro da empresa) e realizadas projeções de alta e baixa, utilizando a Long Short.
Esse tipo de operação é menos arriscada, por isso é amplamente utilizada na bolsa de valores (B3). Contudo, é um tipo de operação menos rentável, se comparada às demais.
Controlada x Controladora
Já na modalidade controlada ou controladora, como no caso do Banco Itaú e Itaú S/A, as operações de Long Short ocorrem por porte daquela que detém o maior número de ações em relação a outra. Dessa maneira, as duas empresas conquistam resultados parecidos, equilibrando os valores de mercado e evitando grandes perdas.
Por ser uma operação de risco baixo, os ganhos também são menores, como nas ações ON x ações PN.
Vantagens da estratégia Long Short
As principais vantagens de pré-definir a posição vendida e a posição comprada, realizando um Long Short, são:
- Melhor aproveitamento dos momentos de subida e descida na cotação de ações;
- Risco de perda reduzidos;
- Crédito obtido pela venda de um ativo que pode ser usado para a compra de outro;
- Operações mais proveitosas e menos arriscadas do que “operar vendido”.
Em suma, a estratégia Long Short permite que o trader conquiste ganhos interessantes para a sua carteira, se arriscando menos do que em outras operações. Assim, além de testar seus conhecimentos de análise de mercado, ainda podem usar o valor obtido com o “Long” para aportar o “Short” (arbitragem), ampliando a carteira.
Uma operação Long Short é aquela na qual o investidor realiza a compra e venda simultânea de ações, para conquistar a maior rentabilidade e menor risco.
A palavra “Short” se refere a posição de venda, na qual o investidor “aluga” uma ação que ainda não possui, esperando que ela suba, para posteriormente ganhar com sua alta.
O ratio Long Short diz respeito a estratégia de compra (posição longa) e venda (posição curta) de ativos financeiros, com o objetivo de aproveitar os preços tanto para cima quanto para baixo.
Para calcular uma estratégia Long and Short, você precisa escolher os ativos a serem comprados e vendidos em proporções específicas. O cálculo envolve determinar o valor ou quantidade de ativos longos e curtos, segundo a estratégia desejada.
Para realizar operações na B3 é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores e habilitar a funcionalidade de venda de ações na plataforma.