Existem muitas ferramentas contábeis que podem ser usadas em uma análise empresarial para avaliar a saúde financeira de uma organização, e o P&L é uma das mais importantes.
A sigla P&L vem do inglês Profit & Loss, e representa quais foram os lucros e perdas que uma organização teve em um determinado período.
O que é P&L?
P&L (Profit and Loss), é um relatório financeiro que resume as receitas, custos e despesas incorridas durante um período específico de uma organização, ele também é conhecido como Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).
Por meio deste relatório é possível entender a capacidade de uma companhia em gerar lucro, uma vez que ele detalha as receitas e os custos associados à geração da receita como custo da mercadoria vendida, custos fixos e variáveis.
Este relatório é uma ferramenta vital para a gestão, pois fornece uma visão clara do desempenho financeiro da empresa em um determinado período.
Por isso, ele ajuda os gestores a tomar decisões informadas sobre estratégias de negócios, investimentos e operações, baseando-se na saúde financeira atual da companhia.
Para que serve o P&L?
O Profit & Loss é um balancete que serve principalmente para fornecer uma visão clara e precisa do desempenho financeiro de uma empresa durante um período específico.
Afinal, ele detalha as receitas, custos e despesas, permitindo que os stakeholders entendam como a companhia está gerando lucro ou incorrendo em prejuízos.
Além disso, essa é uma ferramenta essencial para a tomada de decisões estratégicas. Pois, através da análise dos componentes do Profit & Loss, gestores e investidores podem identificar quais áreas estão performando bem e quais precisam de melhorias.
Essa análise ajuda a direcionar recursos, ajustar estratégias de preços, controlar custos e otimizar operações para melhorar a lucratividade.
Esse relatório também ajuda a fazer a comparação da organização com períodos anteriores para avaliar a evolução do negócio, bem como com outras empresas do mercado a fim de saber se ela está apresentando um bom resultado.
Como funciona o P&L?
Por se tratar de um Demonstrativo, o P&L é composto por vários tópicos como o faturamento total do período, o custo dos produtos vendidos, o custo variável, custo com administração e outros gastos fixos e então chega-se ao lucro.
Portanto, é um relatório onde tudo começa com a receita que a organização obteve em um período e depois as despesas vão sendo subtraídas, e são encontrados ao longo dele vários tipos de lucro.
Por exemplo, após as despesas operacionais é encontrado o lucro operacional, após as despesas com produção é encontrado o lucro bruto e ao final temos o lucro líquido que é a última linha do demonstrativo de resultados.
Qual a estrutura do P&L?
O Profit & Loss é estruturado em linhas e colunas. Nas linhas é lançado em primeiro lugar a receita e depois vão sendo subtraídas as despesas que são classificadas em custos. Nas colunas são discriminados o tipo de custo e o valor dele.
Primeiramente é alocado o custo para produzir o produto relacionado à matéria-prima. Então, chega-se à receita líquida ou margem bruta do negócio.
Depois é subtraído os custos variáveis como impostos e comissões, e por fim são lançados os custos fixos e operacionais, onde então chega-se ao lucro operacional.
Na última parte desse balanço da empresa são lançadas as despesas financeiras, receitas financeiras, imposto de renda e ao serem subtraídos, os gestores conseguem chegar ao lucro líquido final.
Quanto maior for esse lucro líquido, maior é a lucratividade da organização, e então maiores são as possibilidades de reinvestimento e crescimento.
Quais os fundamentos do P&L?
O Profit & Loss é estruturado em 3 grandes fundamentos como venda, lucro e custos. Logo, é uma maneira de ver o quanto uma organização está vendendo, quais são os custos associados a essa venda e o lucro que obteve nesse período.
Geralmente para aumentar o lucro há basicamente dois caminhos: elevar as vendas ou reduzir custos. Para decidir entre um e outro é vital avaliar o contexto econômico.
Por exemplo, se a organização for capaz de criar novos produtos ou aumentar o preço de venda deles, é possível então melhorar o lucro por meio do crescimento da receita.
Todavia, se não há espaço para o crescimento da receita, então deve-se olhar pela ótica da despesa e avaliar como cortar custos, sejam eles fixos ou variáveis, por meio de uma análise minuciosa para não prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços.
Foi possível entender o que é o P&L? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.
Lucros e Perdas, conhecido como P&L, é um relatório financeiro que resume as receitas, custos e despesas de uma empresa durante um período específico. Este relatório, também chamado de Demonstração de Resultados, mostra o lucro ou prejuízo líquido da empresa, refletindo sua eficiência e capacidade de gerar lucro.
Para calcular o P&L, subtraia os custos totais das receitas totais de um período. Primeiro, some todas as receitas. Depois, some todos os custos e despesas, incluindo custos de bens vendidos, despesas operacionais, despesas com juros e impostos. Subtraindo os custos totais das receitas totais, você obtém o lucro ou prejuízo líquido.
O P&L não é calculado diretamente no balanço patrimonial, pois são relatórios diferentes. O balanço mostra os ativos, passivos e o patrimônio líquido em um momento específico. O P&L, entretanto, é derivado das contas de receita e despesa, que são influenciadas pelas transações registradas no balanço ao longo do tempo.
Para determinar o lucro, subtraia os custos e despesas totais das receitas totais em um período. Se as receitas excederem os custos e despesas, o resultado é um lucro. Se os custos e despesas forem maiores, o resultado é prejuízo.
Baixa em lucros e perdas geralmente se refere à remoção de um ativo do balanço patrimonial sem a receita correspondente. Isso acontece quando um ativo se torna irreparável, obsoleto ou perde seu valor. Essa baixa é registrada como uma despesa no P&L, reduzindo o lucro líquido do período.