Os fãs de cinema e TV certamente já ouviram falar no termo spin-off, muito usado quando algum personagem se destaca e depois ganha uma produção só sua. No mercado financeiro o termo também é popular e tem um significado muito similar.
As empresas do tipo spin-off se originam de outras e há algumas muito famosas no mercado, que alcançaram grande sucesso mesmo atuando separadas da empresa-mãe.
O que é Spin-Off?
Spin-Off é o nome que recebe uma empresa que nasceu a partir de outra, separando-se parcial ou totalmente da empresa de origem. Este é um movimento comum e pode ser extremamente benéfico para os negócios e para os acionistas.
De forma geral, os gestores decidem por este tipo de separação em algumas situações:
- Explorar novos nichos: em alguns casos a empresa já atingiu um patamar muito elevado no setor em que atua, o que torna as possibilidades de crescimento limitadas. Então, criar uma nova empresa é uma opção para explorar de maneira mais flexível novas ideias e nichos do mercado;
- Estratégia financeira: ao apresentar novas ideias e com o aval de ser derivada de uma grande empresa, torna-se mais fácil o processo de captação de recursos para uma spin-off e a geração de valor;
- Para reter talentos: colaboradores talentosos são retidos por meio de bonificações em ações conforme o seu desempenho e os resultados da nova empreitada.
Exemplo de Spin-Off
Há muitos exemplos desse modelo de negócio e a maioria das pessoas já deve ter usado em algum momento produtos e serviços oriundos de uma spin-off. As empresas desse tipo mais conhecidas são:
- Multiplus e Smiles, os famosos programas de fidelidade das companhias Tam e Gol, são excelentes exemplos deste modelo de negócio. Eles começaram como uma opção vantajosa para os clientes ainda ligado a empresa principal, mas depois os gestores perceberam que seria extremamente vantajoso tornar os programas independentes;
- A partir do Banco do Brasil surgiu a BB Seguros, que atua de maneira independente e hoje é uma das empresas do ramo mais rentáveis do mundo;
- A Wiz Soluções é derivada da Caixa Seguridade. Após sua transformação em empresa independente, ela também passou a fazer parte da Bolsa de Valores.
Diferença de um Spin-Off e uma Startup
A principal característica de uma empresa spin-off é que ela se origina de um negócio já existente.
Por outro lado, uma startup é uma empresa que surge a partir de uma ideia inovadora, sem se originar de um negócio já existente em muitos casos. As startups são escaláveis e flexíveis. Elas podem atuar em qualquer setor do mercado, mas é mais comum que marquem presença na área da tecnologia.
Mas, de forma geral, a característica principal de uma startup é a inovação. Por isso, quando uma empresa passa a explorar uma ideia que já foi muito usada, ela não recebe mais esse status.
Vantagens de fazer Spin-Off
A abertura desse tipo de empresa é vantajosa em vários níveis. Como principais benefícios é possível citar:
- Expandir os negócios sem comprometer o principal: a nova empresa estará separada da atual financeira e administrativamente, assim não é preciso usar recursos e energia da empresa-mãe nos novos processos;
- Ter mais liberdade para ousar: em uma spin-off há mais possibilidade de testar ideias e inovação, sem ficar preso a regras rígidas de empresas maiores;
- Maior foco no novo negócio: a empresa estará totalmente focada em seu nicho de atuação, sem a necessidade de que a empresa-mãe divida seu foco entre seus negócios principais e ideias secundárias.
Em suma, uma spin-off tem fôlego novo para se destacar no mercado, contando com o aval de ter surgido a partir de uma empresa já consolidada.
De forma básica, o mercado financeiro funciona com a compra e venda de ativos por meio de inúmeras aplicações e envolvendo diversas instituições.
O swap ocorre quando duas partes interessadas realizam uma troca de ativos baseado apenas em sua rentabilidade, o que é medido por meio de um indexador.
Sim. Diversas empresas spin-off têm capital aberto e estão presentes na bolsa de valores.
Há empresas spin-off que oferecem muita segurança ao investidor, mas é preciso analisá-la de forma completa, considerando, por exemplo, os resultados nos últimos anos e questões de governança corporativa.
Os dois tipos de negócio são excelentes opções. Ambos têm um caráter inovador, embora apresentem diferenças entre si.