Dentro de um ambiente de negócios existem diversos tipos de agentes que podem ser chamados de stakeholder e que influenciam a tomada de decisões.
Assim sendo, um stakeholder faz parte do dia a dia de uma empresa, ajudando no seu crescimento e nas decisões mais importantes para a estratégia do negócio.
O que é um stakeholder?
O termo stakeholder foi criado nos anos 1980 pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, e é qualquer indivíduo, grupo ou organização que possa ser afetado por ou ter interesse nos resultados de um projeto, atividade ou negócio.
Quando traduzido ao português, o termo significa parte interessada. Por isso, eles podem ser internos, como funcionários e acionistas, e externos, como clientes, fornecedores, a comunidade e o governo.
Os stakeholders têm uma influência significativa sobre as decisões e operações de uma organização. Seus interesses e necessidades devem ser considerados na tomada de decisões, pois podem afetar ou ser afetados pelas ações e resultados da organização.
Gerenciar as relações com os stakeholders é crucial para o sucesso de um projeto ou negócio, pois envolve entender suas expectativas e preocupações, comunicar-se efetivamente com eles e alinhar suas necessidades com os objetivos da companhia.
Diferença entre stakeholder e shareholder
É importante não confundir stakeholder com shareholder, uma vez que ambos representam pessoas interessadas em uma organização.
Dessa forma, o stakeholder de uma empresa compreende todos os agentes que de alguma forma são afetados por um projeto, incluindo clientes, fornecedores, colaboradores e acionista.
Já o shareholder são os proprietários de ações de uma companhia e, portanto, têm um interesse financeiro direto nela, uma vez que é deles o capital de risco.
Seu principal foco é o retorno do seu investimento, ou seja, eles estão preocupados com o lucro e a valorização das ações da organização.
Os shareholders normalmente têm direito a voto nas assembleias da empresa e podem influenciar decisões importantes, como a eleição de membros do conselho.
Portanto, enquanto os shareholders estão concentrados no desempenho financeiro, os stakeholders têm uma gama mais ampla de interesses, que podem incluir questões sociais, ambientais e de governança corporativa.
Assim sendo, pode-se dizer que um shareholder é também um stakeholder, mas um stakeholder não é necessariamente um shareholder.
Para que servem os stakeholders?
Os stakeholders são essenciais para fornecer insights e perspectivas variadas que ajudam uma organização a operar de forma eficaz e responsável. Eles contribuem com diferentes pontos de vista e experiências, enriquecendo o processo de tomada de decisão.
Por exemplo, os funcionários podem oferecer feedback interno sobre as operações, enquanto os clientes podem fornecer informações valiosas sobre produtos e serviços. Essa diversidade ajuda a companhia a se adaptar e a inovar.
Além disso, os stakeholders desempenham um papel crucial na construção da reputação de uma empresa. Até porque uma organização que considera ativamente as necessidades e preocupações de seus stakeholders tende a ser vista como mais confiável e ética.
Isso não apenas melhora a imagem pública, mas também pode levar a um maior engajamento do cliente, lealdade e, eventualmente, a um melhor desempenho financeiro.
Quais são os tipos de stakeholder?
Os stakeholders podem ser classificados como primários ou secundários, dependendo do grau de dependência que possuem da empresa.
Stakeholders primários
São aqueles que têm uma relação direta e essencial com a organização. Eles são vitais para a operação e sobrevivência do negócio. Isso inclui grupos como funcionários, clientes e acionistas.
Os colaboradores são cruciais para as operações diárias, os clientes são a fonte de receita, e os acionistas têm um interesse financeiro direto no sucesso da companhia.
Esses stakeholders estão diretamente envolvidos com a empresa e são afetados imediatamente pelas suas decisões e desempenho.
Stakeholders secundários
São aqueles que têm uma relação indireta ou menos direta com o negócio, mas ainda podem ser afetados ou influenciar suas atividades. Eles incluem os fornecedores, a comunidade local, grupos de interesse, o governo e a mídia.
Por exemplo, a comunidade local pode ser afetada pelas práticas de emprego da empresa, enquanto o governo está interessado em questões de conformidade regulatória.
Os stakeholders secundários frequentemente influenciam a percepção pública e a reputação da companhia, embora não estejam envolvidos nas operações diárias.
A distinção entre stakeholders primários e secundários ajuda uma organização a priorizar e gerenciar suas relações e responsabilidades.
É importante reconhecer e entender as necessidades e expectativas de ambos os tipos para manter um equilíbrio saudável entre atender aos interesses comerciais imediatos e responder às preocupações da sociedade mais ampla.
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O principal stakeholder de uma empresa pode variar de acordo com o contexto e o modelo de negócio, mas geralmente são os acionistas (shareholders) ou proprietários, pois têm investimento financeiro direto e são profundamente afetados pelo sucesso ou fracasso da empresa.
Stakeholders são indivíduos, grupos ou entidades que têm interesse, são afetados ou podem influenciar as operações e os resultados de uma empresa. Isso inclui uma ampla gama de partes, como funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, comunidade local e o governo.
Os quatro grupos principais de stakeholders são colaboradores, investidores, clientes e fornecedores, ou seja, é quem realmente tem um interesse direto nas decisões que são tomadas dentro de um negócio.
Exemplos de stakeholders incluem funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, investidores, parceiros de negócios, comunidade local, órgãos reguladores, mídia e organizações não governamentais (ONGs). Cada um desses grupos têm interesses específicos em relação às atividades da empresa.
A função dos stakeholders é influenciar, ser influenciado ou ter interesse nas decisões e operações de uma empresa. Eles desempenham um papel vital na moldagem de políticas, na provisão de recursos, na oferta de feedback e na determinação da reputação e sucesso geral da organização.