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Vantagem competitiva: o que é e como ela pode beneficiar uma empresa?

Vantagem competitiva é tudo aquilo que beneficia uma empresa e que o concorrente não tem. Saiba como identificar e mensurar a vantagem competitiva de uma empresa.

Por Equipe Empiricus

24 dez 2022, 19:14 - atualizado em 19 fev 2024, 12:14

Imagem representando a vantagem competititva, mostrando uma lupa examinando dados de duas empresas em um gráfico.

Toda empresa possui concorrência, é isso que faz com que o capitalismo e o mercado se mantenham fortes. Mas o que faz um consumidor escolher determinado produto ou empresa? As vantagens competitivas impulsionam as empresas e melhoram sua relação com os consumidores.

O que é uma vantagem competitiva?

Vantagem competitiva é o que uma empresa tem de diferente a oferecer e que o concorrente não tem. Isso pode ser relacionado a serviços, produtos e até atendimentos. Muitas situações podem se enquadrar em vantagens competitivas.

Tudo que agrega valor ao público alvo e faz com que o cliente escolha uma determinada empresa e não outra pode ser considerado uma vantagem competitiva.

O conceito de vantagem competitiva surgiu com o teórico e professor de Harvard Michael Porter em 1985, a teoria é baseada em planejamento estratégico com foco em trazer força para a empresa de se elevar em relação à concorrência. As cinco forças de Porter é uma teoria muito utilizada quando o assunto é vantagem competitiva.

Cinco forças de Porter

O livro escrito por Porter se chama “Vantagem competitiva”, nele possuem estratégias para atingir um alto nível de excelência na empresa e se posicionar à frente da concorrência. Dentro desta teoria existem as cinco forças de porter, que são pontos de devem ser levados em consideração no momento de montar a melhor estratégia para obter vantagens competitivas. Esses pontos são: 

  • Produtos
  • Rivalidade entre os concorrentes
  • Negociação com os clientes
  • Fornecedores
  • Novos concorrentes no mercado

Esses pontos são os chamados pontos base ou pilares de uma empresa e são extremamente importantes para que exista uma boa estratégia de vantagem competitiva.

Qual a importância da vantagem competitiva?

As vantagens competitivas que uma empresa possui são determinantes para definir o crescimento e sucesso que ela terá. As vantagens competitivas podem posicionar uma empresa dentro do mercado e fidelizar seus clientes. Por esse motivo, é preciso que todos os pilares base estejam em harmonia com aquilo que a empresa busca no mercado.

Qual o diferencial de uma empresa que aplica as análises de vantagens competitivas?

As empresas que aplicam os conceitos e estratégias da análise de vantagem competitiva se destacam no mercado em relação aos seus concorrentes, mas não somente isso. Porter ensina que não vale a pena somente se destacar no mercado de atuação, é preciso fidelizar clientes, manter o padrão de qualidade com um preço atrativo para captação de leads.

Por isso, uma empresa bem estruturada em relação às vantagens competitivas não ganha destaque somente em relação aos concorrentes, mas também se destaca com os clientes e com o mercado em geral. Dessa forma, a empresa fica bem posicionada e pode virar referência em sua área de atuação.

Quais são as vantagens competitivas e como aplicar?

Como já foi dito anteriormente, as vantagens competitivas estão presentes nos pilares de base de uma empresa, é ali que uma companhia se diferencia de seus concorrentes e capta clientes. Mas isso pode ser traduzido em três pontos principais que devem ser levados em consideração no momento de montar a análise estratégica. Esses pontos são:

  • Produtos
  • Publico alvo
  • Experiência do consumidor 

Produtos

É importante frisar que qualquer planejamento estratégico só funciona se existir algo de qualidade que impulsione a empresa, nesse caso, os produtos ou serviços que ela tem a oferecer. A qualidade é de extrema importância para o processo de crescimento e estabilização de uma empresa no mercado.

Não adianta oferecer a melhor estratégia se o concorrente oferece o melhor produto, por isso, a qualidade deve ser prioridade em qualquer planejamento. É a principal vantagem competitiva em relação ao concorrente.

Público alvo

A segmentação de mercado e de um público alvo é de extrema importância, isso porque é através dessa segmentação que é possível definir preços, estratégias de marketing, quais são os perfis de clientes e por consequência os concorrentes. É por meio do público alvo que se define o ramo de atuação de uma empresa.

O planejamento só ocorre de forma correta quando leva em consideração os clientes que deseja atingir. Saber e ter extremamente definido é uma grande vantagem competitiva, pois a empresa diminui o número de concorrentes segmentando a sua área de atuação, além de facilitar a busca dos clientes por aquele serviço.

Toda montagem de estratégia só acontece após a definição do público alvo, é a partir desse momento que se pode estabelecer preços, local de vendas, persona e estratégias de marketing.

Experiencia do cliente

Após a definição do público alvo e certificação da qualidade do produto ainda resta um ponto de extrema importância: os clientes. O que faz com que um cliente escolha a empresa A ao invés da empresa B é a experiência que ele terá quando adquirir um produto ou serviço.

Ou seja, o nível de atendimento, a diferenciação de ambiente, em caso de espaços físicos, a inovação que a empresa proporciona para que aquele cliente se sinta acolhido e a recompensa por escolher determinado produto. A experiência do cliente é um fator crucial para fidelizar um público e é um ponto que merece extrema atenção no momento de montar a estratégia de vantagem competitiva.

Como analisar a vantagem competitiva de uma empresa no momento de investir?

No momento de comprar ações e se tornar investidor de uma empresa muitas vertentes são importantes, desde o perfil do investidor, riscos que essa empresa pode oferecer e rentabilidade do investimento até quais são as reais chances da empresa progredir no mercado.

É um momento de incerteza quando empresas pequenas necessitam de capital de investidores para se lançar no mercado, não existe previsão sobre o resultado que elas podem oferecer.

Para amenizar os riscos, é importante que o investidor olhe os pontos citados e faça uma análise se a estratégia da empresa em questão é sólida, se existe qualidade do produto e/ou serviço e se existe público alvo para ele, quais são os concorrentes e quem serão os fornecedores, quais os gastos no primeiro momento e as expectativas de ganhos.

Caso uma empresa não tenha essas características bem definidas, é melhor ter cautela. As vantagens competitivas não estão sendo bem exploradas e isso pode gerar perdas de capital no futuro.

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