Empiricus e Vitreo oferecem curso de programação para jovens de baixa renda
As empresas vão ainda contratar alguns alunos com bom desempenho no curso
Por: Equipe Empiricus
Por: Naiara Bertão
Com o objetivo de ajudar jovens de baixa renda a se capacitar para trabalhar na pujante área de tecnologia, a Empiricus, a Vitreo e a Let’s Code se uniram para oferecer um curso gratuito para este público. O U. Code visa formar profissionais em web full stack & mobile, habilidades de programação demandadas na área.
O projeto busca recrutar, preferencialmente, estudantes jovens, com idade a partir de 18 anos, e de baixa renda. E uma boa notícia: quem tiver desempenho satisfatório pode ser contratado pelas empresas.
De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a expectativa é de que, em 2021, o setor tenha uma demanda de 65 mil profissionais. Até 2024, essa estimativa deve saltar para 420 mil profissionais no segmento. Por outro lado, a formação na área ainda é lenta, com 46 mil profissionais qualificados entrando no mercado anualmente.
A partir do recorte socioeconômico, a parceria tem como meta também incentivar a diversidade de experiências e habilidades cognitivas nas duas empresas e promover a inclusão de grupos minoritários na área de tecnologia da informação. Hoje, por exemplo, o mercado de programação é formado apenas por 8% de mulheres.
“A Empiricus e a Vitreo, somadas, empregam 71 programadores e, para o biênio 2021/2022, 60 novos profissionais devem vir a integrar os times. O nosso objetivo com o curso é nos preparar para atender uma demanda generalizada e, ao mesmo tempo, promover a diversidade organizacional – um passo que é importante e saudável para a empresa, além de ser um instrumento para reduzir desigualdades”, explica Beatriz Nantes, diretora de operações da Empiricus.
Processo seletivo
O curso U. Code tem duração de 400 horas e possui duas opções de trilha de ensino. A primeira oferece um módulo preparatório em Java, que dura 40 horas. Em seguida, o estudante passa por uma formação de 260 horas em Java e, por fim, 100 horas em Kotlin – Mobile. A segunda trilha apresenta o mesmo módulo preparatório em Java e, depois, o estudante passa aprender sobre.Net, por 260 horas, para então ter uma formação de 100 horas de Angular.
A seleção segue até 12 de abril e o curso tem início no 26 do mesmo mês, com duas turmas de 15 pessoas – uma para formar profissionais para a Empiricus e a outra, para a Vitreo.
Fonte: Valor Investe