FHC diz que “petrolão” pode provocar crise política no país
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nesta terça-feira que as denúncias de corrupção envolvendo parlamentares e a Petrobras podem levar o país a uma crise política no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
Por: Equipe Empiricus
SÃO PAULO – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nesta terça-feira que as denúncias de corrupção envolvendo parlamentares e a Petrobras podem levar o país a uma crise política no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
“Ninguém sabe exatamente qual é a extensão do ‘petrolão’. O governo não sabe quem foi delatado. É um momento de muita inquietude. Manejar um Congresso assustado não é fácil”, disse o tucano durante palestra promovida pela Empiricus, empresa de análise de investimentos, na capital paulista.
FHC ressaltou que o aumento no número de partidos no Brasil e a fragmentação do Congresso nos últimos anos elevou o custo de negociação do governo federal para manter uma base aliada coesa no Legislativo. Como exemplo, citou a existência de 39 ministérios para acomodar legendas aliadas.
“Além disso, não estou sentindo uma capacidade de liderança necessária. A Dilma não tem isso. Quem tem é o Lula, mas ele não quer isso”, afirmou.