Como participar do IPO da XP?

Hoje é um daqueles dias em que somos tomados de certo orgulho. Como escreveu o poeta Wystan Auden, “somos vividos por poderes que fingimos entender”. Os sentimentos nos visitam quando eles mesmos querem. Neste 3 de dezembro de 2019, a sensação de dever cumprido, em que obedecemos à nossa própria vocação, vem nos visitar. Fundamos a Empiricus para levar à pessoa física alternativas de investimento antes restritas aos investidores institucionais, profissionais e multimilionários. Damos um passo concreto nessa direção justamente hoje, em prol da verdadeira democratização dos bons investimentos. Vai ficar claro a seguir.

Hoje é um daqueles dias em que somos tomados de certo orgulho. Como escreveu o poeta Wystan Auden, “somos vividos por poderes que fingimos entender”. Os sentimentos nos visitam quando eles mesmos querem. Neste 3 de dezembro de 2019, a sensação de dever cumprido, em que obedecemos à nossa própria vocação, vem nos visitar. Fundamos a Empiricus para levar à pessoa física alternativas de investimento antes restritas aos investidores institucionais, profissionais e multimilionários. Damos um passo concreto nessa direção justamente hoje, em prol da verdadeira democratização dos bons investimentos. Vai ficar claro a seguir.

Se você, assim como eu, tem profunda admiração pelo Grupo XP e, pessoalmente, pelo seu brilhante fundador, Guilherme Benchimol…

Se você, assim como eu, sabe das grandes avenidas de crescimento da XP, um dos maiores ícones do processo de “financial deepening” no Brasil… 

Se você, assim como eu, identifica uma grande preciosidade no fato de que há somente cinco empresas no mundo com crescimento de primeira linha superior a 30% ao ano, com mais de US$ 10 bilhões de valor de mercado e com lucro, sendo a XP uma delas… 

Se você, assim como eu, gostaria muito de participar desse IPO…

Talvez tenha ficado frustrado com o fato de a listagem ocorrer lá fora. Como nos EUA não há oferta prioritária de varejo, basicamente não há meios de o investidor pessoa física participar desse IPO de forma direta. Não importa se ele é rico ou pobre. Brasileiro ou americano. A oferta está, em linhas gerais, restrita aos investidores institucionais (fundos de investimento). Uma pena… 

Mas calma. Hoje, trago uma potencial solução, uma chance concreta de você participar desse IPO, de forma simples, fácil e acessível.

Explico.

A Vitreo Gestão, nossa gestora parceira, criou dois fundos com a intenção única de tentar participar do iminente IPO e investir nas ações da XP, de dar a você essa chance. O primeiro deles é para investidores qualificados, aqueles com patrimônio declarado superior a R$ 1 milhão. Nesse fundo, a alocação será de 100% do patrimônio nas ações da XP. O segundo é para o investidor de varejo, e, obedecendo à regulação da CVM, investirá 20% nas ações da XP e deixará o restante em aplicações pós-fixadas totalmente líquidas.

QUERO CONHECER OS FUNDOS DA VITREO

Na prática, vai funcionar assim: a partir de hoje, os fundos já estão abertos para aplicação. Então, a Vitreo Gestão vai registrar os pedidos de reserva para o IPO conforme o patrimônio dos dois fundos. 

Evidentemente, como em qualquer outro IPO, não há garantia de que os fundos em questão serão alocados na oferta — isso depende do controlador e dos bancos coordenadores; foge ao escopo da Vitreo, como seria para qualquer outra gestora. Contudo, como a ideia não é “flipar” o IPO, mas, sim, carregar as ações por médio e longo prazo, isso não me parece um grande problema. Caso não seja alocada aos preços do IPO, a Vitreo comprará as ações da XP, respeitando as proporções supramencionadas, nos primeiros dias de negociação, expondo-se ao que considero um excelente potencial de valorização nos próximos meses e anos — nas minhas contas, aos preços sugeridos, os papéis da XP podem gozar de um upside próximo a 100%.

Por que eu acho que você deveria aplicar nesses fundos?

Primeiro, porque é sua única chance concreta de participar desse IPO. Não há outra. Não existe oferta prioritária de varejo nos EUA, de modo que você não conseguiria comprar as ações diretamente. Ao mesmo tempo, não há nenhum veículo semelhante ao criado pela Vitreo, que dá a possibilidade ao investidor de varejo de acessar algo antes restrito aos institucionais. Estamos alinhados no propósito e nos valores. 

Depois, por se tratar de um dos IPOs mais interessantes em muito tempo. Tenho reputado a abertura de capital da XP como o IPO mais quente da década. É verdadeiramente uma preciosidade, com sólido crescimento, operação lucrativa, management de qualidade e margens ainda muito altas. Considero haver só uma coisa hoje melhor do que o oligopólio bancário brasileiro, a saber: o monopólio em investimentos criado pelo grupo XP. Hoje, não há qualquer outra plataforma capaz de brigar de frente com a XP, nem de perto. Existe a XP e existe uma série de outras tentativas. 

Em terceiro lugar, o valuation pode não ser propriamente barato, concordo. Mas qual nome percebido como fintech é barato hoje em dia? Se você considerar que estamos num ambiente assim, de lucros que dobram a cada ano, com uma escassez de nomes de tecnologia com crescimento, lucratividade e alto market cap, faz mesmo sentido que isso vá buscar alguma coisa perto de 40 vezes lucros no tempo. Não é uma barganha, evidentemente. Mas não haveria mesmo como ser. Num mundo líquido, de taxas de juros negativas, temos de pagar caro pelo que é bom, tem liquidez e cresce a taxas exponenciais.

Por fim, vale mencionar que os IPOs brasileiros feitos lá fora têm sido um sucesso estrondoso, diferentemente daqueles realizados aqui dentro. E isso vale considerando os preços de IPO propriamente ditos e também excluindo o primeiro dia de negociação — ou seja, comprando já no mercado secundário. A tabela abaixo resume o quadro: 

E sabe quanto a Vitreo vai ganhar por ter criado esses fundos? Num primeiro momento, nada. Zero. É isso mesmo. 

A taxa de administração do fundo Vitreo Exponencial (aquele voltado a investidores qualificados) será de 0,07% — ela existe exclusivamente para pagar o administrador do fundo. Não fica nada, absolutamente nada, para a Vitreo. A taxa de performance do fundo é de 10% sobre o que exceder o Ibovespa ou o CDI, o que for maior. No caso do Vitreo XLight (para investidores de varejo), a taxa de administração é de 0,056%. 

Então, se, por qualquer razão, você gostaria de participar desse IPO de grande potencial e ainda não tinha visto como…

Se você é um cliente da XP empolgado com essa companhia…

Se você é um funcionário da XP ou um agente autônomo que gostaria de ter ações no IPO e não foi agraciado com essa honra…

Ou mesmo se já é sócio e gostaria de ter mais ações…

Faça seu cadastro na Vitreo. Você não vai se arrepender.

Inscreva-se em nossa newsletter