Prepare-se para a próxima quarentena

O que você teria feito se soubesse com antecedência que seria forçado a ficar em casa, em quarentena? Se pudesse de alguma forma ter se planejado para esse momento...

O que você teria feito se soubesse com antecedência que seria forçado a ficar em casa, em quarentena? Se pudesse de alguma forma ter se planejado para esse momento...

A primeira coisa que me vem à mente seria aproveitar os velhos tempos em que prestadores de serviços ainda podiam entrar no condomínio para dar um jeito na minha conexão à internet. Agora, sabe-se lá quando vou poder resolver isso. Ter uma máquina de lavar louças à disposição também seria uma boa ideia.

Poderia ter garimpado jogos de tabuleiro clássicos para passar o tempo com meu filho durante o isolamento social, ou ter arranjado uma barraca bem grande para a gente acampar na sala. Organizando direitinho, dava até para ter visitado antes meu irmão em Brasília ­– mas só se a passagem estivesse na promoção, afinal, não é hora de gastar...

Como investidor, você certamente está dando mais valor à liquidez (ter dinheiro à mão), seja para enfrentar imprevistos, seja para aproveitar oportunidades quando o cenário estiver menos nebuloso (ou quem sabe quando o Ibovespa for a 65 mil pontos?). A sua reserva de emergência deve ter sido promovida a um lugar especial no seu portfólio. 

Pensando um pouco além, existirá mais uma “parada técnica” no seu caminho, mas, para essa, você poderá de fato se planejar com antecedência. Estou falando de um assunto que sai de moda quando um evento inesperado se sobrepõe, mas que deveria estar sempre no topo das suas prioridades financeiras (em segundo lugar, logo após a reserva de emergência). 

A sua aposentadoria. Um momento em que você irá desacelerar o ritmo, mas, desejo eu, com recursos e tranquilidade para desfrutar dessa fase como bem entender; recolhido com a família em casa ou batendo perna por onde escolher. 

Você provavelmente já nos ouviu falar do FoF SuperPrevidência, gerido pela nossa parceira Vitreo. Nesta semana, nós aqui da série Os Melhores Fundos de Investimentos anunciamos algumas melhorias no portfólio, para alcançar aquilo que entendemos ser o estado da arte em alocação. 

A nova versão é mais líquida e dinâmica para movimentações de médio prazo, com maior diversificação entre classes de ativos (e dentro de cada classe também). Outra novidade é que, com as mudanças, a taxa efetiva será ainda menor para o investidor. Você pode conferir a nova configuração aqui.

Antes de me despedir, um último aviso. A Vitreo  vai lançar amanhã uma promoção para o Dia das Mães. Apenas neste fim de semana, menores de idade poderão investir no FoF SuperPrevidência com aportes a partir de R$ 100 mensais.

Um abraço,
Ana Luísa Westphalen

Inscreva-se em nossa newsletter