Resolver a dor do cliente já é um tema manjado das palestras sobre inovação e empreendedorismo.
Apesar de parecer óbvio, ter isso em mente quando se pensa em lançar um novo negócio ainda é a melhor maneira de se evitar o oceano vermelho de competir sem diferenciação.
Quando criamos a Empiricus no final de 2009, não fizemos business plan nem presentation deck projetando crescimento acelerado. Tampouco pensamos de uma forma mais estruturada qual seria a dor que nossa recém-criada empresa se propunha a resolver.
Intuitivamente, porém, identificamos uma enorme oportunidade de negócio.
À época, as pessoas físicas no Brasil não tinham a quem recorrer, exceto a bancos e corretoras, para receber orientação sobre seus investimentos.
E bancos e corretoras somente ofereciam as recomendações dentro de um sistema fechado, restrito aos seus próprios clientes. As ideias de investimento na verdade eram instrumentos dos esforços comerciais das instituições financeiras.
A novidade da Empiricus resolvia essa dor, ajudando as pessoas a investir melhor dentro de uma modelo independente dos conflitos da indústria financeira tradicional.
O crescimento da empresa nos anos seguintes deu dimensão ao nosso valor percebido pelos nossos assinantes, que viam em nós uma fonte confiável de orientação para seus investimentos.
Com o tempo, porém, fomos notando que o nosso modelo de negócios resolvia, sim, a dor dos nossos clientes investidores, porém apenas em parte.
O conteúdo que fornecíamos era importante, mas de nada valeriam as recomendações se não fossem bem implementadas.
Foi justamente para solucionar esse problema que surgiu a Vitreo, primeiramente com fundos que reproduziam as carteiras recomendadas pela Empiricus, concluída depois com a mais moderna, completa e acessível plataforma de investimentos.
A Vitreo possibilitou aos assinantes da Empiricus implementarem suas estratégias de investimento de forma fácil, rápida e a baixo custo. Como Jojo Wachsmann, CIO da Vitreo, sempre diz: “a Vitreo é a impressora 3D das recomendações da Empiricus”.
Com 265 mil clientes e R$ 14 bilhões de recursos sob custódia, a impressora 3D da Vitreo teve rápida adoção não só pelos assinantes da Empiricus como por pessoas que valorizam o modelo 3.0 (corretagem zero, cashbacks, rebates padronizados) da plataforma.
Cinco anos depois de sua criação, a marca Vitreo agora completa a sua missão.
A partir desta segunda-feira, dia 5, iniciamos uma nova fase.
Como prometi ao Beto Altenhofen, nosso CMO, não darei spoiler, mas adianto que nossos assinantes e clientes serão ainda mais beneficiados com uma plataforma integrada que tem na inteligência de mercado o seu ponto central.
Fique atento à sua caixa de email nesta segunda-feira de manhã.
Deixo você agora com os destaques da semana.
Boa leitura e um abraço.