Mesa Pra Quatro
Sócio da Encore Asset Management, João Luiz Braga não vê tantas incertezas em relação às eleições de 2022 e diz estar otimista com relação à bolsa
Braga, atualmente sócio-fundador e analista da gestora Encore, analisa a economia brasileira com um olhar positivo e destaca otimismo ao falar sobre a bolsa em 2022.
João Luiz Braga, ou, apenas Braga, como assim é conhecido no mercado financeiro, está entre os nomes de maior destaque quando o assunto é investimentos. O goiano, que chegou a São Paulo para cursar engenharia elétrica, tornou-se referência para quem aplica na bolsa de valores e busca um olhar mais analítico dentro deste cenário.
Além de sócio da Encore Asset Manegement, Braga também atua como analista dentro da gestora e traz em sua bagagem profissional, uma trajetória de sucesso em outras empresas por onde passou, como por exemplo: a GP Investimentos e a Credit Suisse Hedging-Griffo, a partir dessas experiências começou a se destacar e ganhar mais notoriedade no mundo das finanças.
Otimismo com o cenário econômico
Durante sua participação no podcast da Empiricus Mesa Pra Quatro, João afirmou estar otimista com relação à bolsa de valores em 2022, ano marcado pelas eleições para presidente do Brasil. Foi um bate-papo descontraído com Dan Stulbach, ator, Teco Medina, consultor financeiro, e Caio Mesquita, CEO da Empiricus.
Segundo o analista, independente de qual seja a indicação de candidatos ou do resultado da disputa presidencial, o saldo tende a ser positivo para o mercado financeiro, de acordo com a sua própria análise simétrica, “nós já conhecemos o pior, então o que vier tem uma grande probabilidade de ser melhor.”
Para ele, de forma geral, hoje, as ações estão muito amassadas na Bolsa. Ele conta que as quatro vezes que viu o indicador Preço/Lucro da Bolsa tão baixo foram em 2008 na crise do subprime; em 2015 no governo Dilma; no ano passado no estopim da pandemia e agora.
“ Eu estou otimista, lógico, não estou achando tudo lindo. Em relação aos preços que estão no mercado hoje, eu estou otimista. A bolsa tem que subir por causa da eleição” disse João Luiz Braga.
O país já vivenciou os piores cenários possíveis dentro do setor econômico, logo o olhar do analista é positivo para os próximos anos, visando uma administração diferente do que já nos foi apresentado.
Quando abordado sobre a ideia de uma terceira via para concorrer à disputa eleitoral, João, se mostra favorável à hipótese levantada. Em sua opinião é uma opção viável.
Os preços na Bolsa refletem o pior cenário hoje, porém a eleição de 2022 é mais previsível do que foi em 2018. Agora todo mundo conhece os dois principais candidatos à presidência – o atual presidente Jair Bolsonaro e Lula, que já ocupou o posto por dois mandatos. Diferente da última disputa, onde era imprevisível, agora o “resultado fica meio óbvio”, destaca o gestor.
Mas se houver um bom nome para ocupar a terceira via, o próximo período eleitoral pode ser ainda um divisor importante para a economia no Brasil. Para João, a eleição no ano que abre possibilidade de mudança, onde o saldo pode ser positivo para os investidores.
Vieses comportamentais
Além de expert no mercado financeiro, João Luiz Braga também carrega consigo um vasto conhecimento sobre finanças comportamentais e fez questão de compartilhar no podcast.
Vieses comportamentais, são atalhos mentais, que correspondem ao julgamento antecipado ou percepção equivocada de determinada situação. Segundo ele, é preciso manter o senso crítico aguçado para que em ocasiões específicas o indivíduo saiba de pronto agir com mais racionalidade e menos emoção. Esse é o caminho para melhores decisões e resultados.
João, relembrou o início de sua jornada financeira, quando ainda jovem estava desbravando o mercado ações, sem muita pretensão, foi atraído pelo maravilhoso mundo das opções, nível arrojado de investimentos, que o levou ao primeiro susto, quando em uma queda da bolsa, acabou perdendo grande parte do que havia investido. Dessa experiência ele tirou o maior aprendizado da sua vida, como ele mesmo relata, foi o melhor MBA que ele poderia ter tido. Desde então, não saiu mais da bolsa de valores.
Carreira
Com mais de 15 anos no mercado financeiro, Braga atualmente é sócio-fundador da Encore Asset Manegement, gestora de recursos financeiros independente, focada 100% em fundos de ações.
A empresa foi fundada no final de 2020, e o gestor que já tem seu nome consagrado no cenário financeiro, tem como objetivo levar para Encore, a melhoria nos processos para as assets brasileiras e João demonstrou entusiasmo com mais esse case de sucesso em sua carreira.
Confira na íntegra o bate papo do Mesa Pra Quatro #23 com João Luiz Braga no player no topo da página!
Sobre o autor
Pompeu Filho