Times
Puro Malte

Crianças em bares? Elon Musk trilionário?: Acompanhe o bate-papo diversificado no Puro Malte

No episódio #89 do Puro Malte, as discussões oscilam desde a polêmica de levar crianças ao bar, passando pela fortuna bilionária de Elon Musk até a declaração do Imposto de Renda. Além, claro, das dicas culturais

Por Melissa Bumaschny Charchat

11 abr 2022, 15:57 - atualizado em 11 abr 2022, 15:58

Em novo episódio do Puro Malte, na última sexta-feira (08), os apresentadores Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden, fundadores da Empiricus, juntamente com Bia Nantes, COO da casa, e a jornalista Roberta Scrivano abordaram variados assuntos, passando por polêmicas como a presença de crianças em bares; a magnitude das fortunas bilionárias como a de Elon Musk e a declaração do Imposto de Renda.

Recentemente, uma mulher foi barrada na entrada de um bar em São Paulo por estar acompanhada de seu filho de 5 anos. A mãe expôs a situação nas redes sociais, por meio das quais recebeu amplo apoio.

“A criança não deve ser um fardo. Não só para os pais, mas também para a sociedade. Às vezes, as tratamos assim”, afirma Bia Nantes. “A criança deveria estar mais integrada. Isso acaba isolando até as mães”, completa. 

Felipe, no entanto, traz um contraponto ao defender que o bar é um estabelecimento privado que tem o direito de definir suas próprias regras. Ele também criticou a exposição excessiva nas redes sociais, como reagiu a mãe em um primeiro momento.

Outro assunto da conversa foi a nova lista de bilionários da Forbes e a trajetória de Elon Musk, que pode vir a ser o primeiro ser humano a alcançar a casa do trilhão em patrimônio. Nesse sentido, os apresentadores discutem a forte presença que a SpaceX tem fora da Terra.

Felipe defende a importância de que, caso a Terra venha a ser destruída, exista uma segunda opção à qual seja possível recorrer, de modo que, para ele, o trabalho de Musk é admirável. Roberta traz à tona o aspecto da preservação ambiental, questionando se não seria preferível cuidar no “plano A” antes de pensar no “plano B”, caso esse venha a ser necessário.

Outro tópico levantado é o Imposto de Renda, já que está correndo o prazo para a entrega da declaração. Bia Nantes crítica as mudanças recorrentes do programa e o fato de serem anunciadas muito em cima da hora. 

Já Felipe se posiciona contra o excesso de burocracia envolvido nesse processo. “Como Empiricus, nós temos a função de orientar e levar informação a todos que precisam declarar o Imposto de Renda, principalmente aqueles que têm mais dificuldade”, enfatiza.

Seguindo a tradição, seguem abaixo as dicas culturais da semana:

Para ler:

– Venha Ver o Pôr do Sol e Outros Contos, de Lygia Fagundes Telles

– Todo Poderoso Timão, do Gustavo Lima

Para ouvir e/ou ver:

Mark Zuckerberger no Tim Ferris

A Chegada, disponível no Prime Video

Para ouvir:

– Novo álbum do Red Hot Chili Peppers (especialmente a música Poster Child)

Para ir:

Festa Internacional do Piano com Makoto Ozone

– SP Arte, na Bienal

– exposição do Van Gogh no Shopping Morumbi

Jornalista em formação pela Faculdade Cásper Líbero, é integrante da equipe de conteúdo da Empiricus e já atuou em social media e redação.