Investimentos

Vale a pena assinar Empiricus?

A única maneira de ter recomendações de investimento independentes e confiáveis é pagando por elas

Por Ricardo Mioto

04 ago 2020, 05:19

A decisão de assinar a Empiricus ou outra casa de research é, no fim do dia, do investidor. Não cabe a nós dizer a ele o que fazer. O que podemos trazer é algumas informações.

1) Não existe conteúdo financeiro grátis

A Empiricus ganha dinheiro por meio da venda de assinaturas.

Se a série Os Melhores Fundos de Investimento, por exemplo, sugere determinado fundo de ações disponível na XP ou no BTG, nós não ganhamos nenhuma comissão por isso. (Essas corretoras onde os clientes executam as compras ganham.)

Isso faz com que nossas sugestões de investimento não tenham conflito de interesses: você paga, nós trabalhamos para você. A única maneira de receber aconselhamento não conflitado, em tudo nesta vida, é pagando diretamente por ele.

Você perguntaria ao vendedor de roupa se a blusa ficou bonita? Ele quer vender, há aí um claro conflito. Alguma vez na vida você foi ao salão e o cabeleireiro disse que, na verdade, seu cabelo está bom assim e que é melhor você esperar mais dois meses para cortar? O incentivo do prestador de serviço é sempre dar recomendações que o favoreçam, nem sempre no interesse do cliente. (Se você quiser muito dicas de estilo confiáveis, pague um personal stylist.)

No mercado financeiro, receber aconselhamento do banco ou de representantes de uma corretora embute um risco. O banco quer vender os seus produtos, o gerente quer bater meta. A consequência é que tentam empurrar títulos de capitalização, seguros, todo tipo de coisa. Já a corretora quer que você invista nos produtos mais rentáveis para ela, como COEs. Se são mais rentáveis para ela, muitas vezes são menos rentáveis para você. Isso sem falar que o pagamento de corretagem incentiva a corretora a sugerir que você fique girando a sua carteira, comprando e vendendo mais do que deveria.

Como disse o economista Milton Friedman, não existe almoço grátis. Alguém está sempre pagando. É melhor pagar diretamente, com transparência sobre a entrega pactuada e sabendo o valor justo do produto. É no gratuito que mora o perigo de alguém abater a sua carteira enquanto você nem percebe.

2) O time de análise da Empiricus é extraordinário

Talvez você relacione a Empiricus com nosso estrategista-chefe, Felipe Miranda.

Felipe é ótimo, mas ele comanda uma equipe com outros 35 analistas. São pessoas que têm as maiores certificações de finanças (há vários CFAs, credencial mais respeitada do mundo), que trabalharam nas maiores instituições financeiras (como Itaú, Credit Suisse e Santander) e com as melhores formações acadêmicas.

Ninguém é gênio sozinho. O mercado é muito grande para ser compreendido por uma pessoa só. A riqueza das recomendações da Empiricus é consequência da existência desse time. Não há outro igual em outras casas de research brasileiras, porque elas são muito menores do que nós.

Custa caro manter essas pessoas — entre outras razões, porque os salários no mercado financeiro são altos. A Empiricus consegue fazer isso em razão da sua escala. Em agosto de 2020, são mais de 350 mil assinantes.

3) Há produtos para todos os gostos.

Se você gosta de ações, temos produtos de ações. Se você gosta de ações que paguem bons dividendos, porque precisa ou é feliz com os pagamentos periódicos, temos uma série específica sobre ações que pagam bons dividendos. Temos produtos de criptomoedas, renda fixa, fundos imobiliários — enfim, para todas as necessidades e desejos. Temos também carteiras completas, com ativos de todas as classes em um lugar só.

Nossos produtos são didáticos, compreensíveis para não especialistas. Acreditamos que simplicidade na linguagem é maior sofisticação. Quem gosta de falar difícil, em geral, está usando termos rebuscados para esconder sua fragilidade. Tudo que produzimos é feito pensando em facilitar a vida do investidor.

Conheça todas as séries clicando aqui. Nossas assinaturas contam com pelo menos sete dias de prazo para cancelamento. Ou seja, você pode testar, ter acesso completo e avaliar se gosta ou não. Nossos dados internos mostram que uma fatia muito pequena dos assinantes solicita o cancelamento. Elas rapidamente percebem o poder que informação independente e confiável pode ter sobre os seus patrimônios.

Sobre o autor

Ricardo Mioto

Jornalista e diretor de comunicação da Empiricus. Foi repórter e editor da Folha e consultor de comunicação de multinacionais como McKinsey e Twitter. Escreveu "Breve História Bem-Humorada do Brasil" (editora Record)