Empiricus Play
Pão de Acúcar (PCAR3) e Assai (ASAI3): o que aconteceu?
Pão de Acúcar (PCAR3) e Assai (ASAI3): o que aconteceu?
Você já comprou no pão de açúcar? E no Assaí? E se a gente te dissesse que as duas passaram por um processo curioso na Bolsa? É sobre isso que o nosso analista, Matheus Spiess irá te falar no vídeo de hoje.
Para começar a entender, é importante saber que o Assaí sempre fez parte da Companhia Brasileira de Distribuição (PCAR3), mais conhecido como Pão de Açucar. Até que no dia 26/02, as duas empresas se dividiram e foi listado na Bolsa o ativo ASAI3, referente ao Assaí.
No dia 01/03, ocorreu um desdobramento entre estes ativos: as ações do Pão de Açúcar caíram 65,8%, enquanto as do Assaí cresceram 385,7%, chegando a ser negociada por R$71,40. Mas o que ocasionou tudo isso?
É simples: a queda nas ações da PCAR3 é referente ao desconto feito na saída da ASAI3, agora que a mesma é negociada de forma separada. Essa separação foi feita para que os números de cada companhia pudessem ser avaliados de forma isolada, já que eles estão inseridos em mercados diferentes. O Assaí não realizou um IPO, e por isso, o mercado ajustou os preços das ações do Pão de Açúcar, ocasionando uma grande diferença entre os valores de cada ativo.
Quem comprou PCAR3, ganhou na mesma proporção o ativo ASAI3. Somando as duas ações é possível notar um lucro líquido considerável para estes investidores. Mas e agora? Devo comprar mais ações? Vender? Manter?
Para entender isso, não basta olhar apenas o que aconteceu, e sim fazer um Valuation simplificado de cada empresa. Dá uma olhadinha no preço sobre lucro de cada empresa pra 2021:
PCAR3 – 9x
ASAI3 – 14x
No final, a operação deu lucro e agora você tem duas empresas com resultados mais transparentes e alinhados.
PARA SABER MAIS DESSE CASO, CONFIRA A SÉRIE “PALAVRA DO ESTRATEGISTA’’
Sobre o autor
Matheus Spiess