Na reta final para declarar o Imposto de Renda 2021, muitas dúvidas podem surgir sobre tributações e isenções. O vídeo acima fala especificamente do caso daqueles que recebem aposentadoria e pensão, explicando as especificidades e exceções.
De forma geral, os rendimentos de aposentadoria e pensão devem ser declarados como rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica.
Aqueles que têm aposentadoria pela Previdência Social têm direito a uma parcela de isenção a partir do mês em que completam 65 anos. Mas atenção: o limite anual da isenção é de R$ 24.751,74. Valores que excedem esta somatória são tributados normalmente segundo a tabela progressiva do IR. O vídeo explica em detalhes como você deve proceder caso este seja o seu caso.
Quem se aposentou por doença grave tem direito à isenção total, de acordo com a legislação do IR. Os aposentados com renda anual superior a R$ 22.824,76 não podem ser declarados como dependentes.
Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.