oportunidade de compra ou aviso para vender?
Ações da XP (XPBR31) estão desabando;
Segundo o CEO da Empiricus, a resposta é NÃO.
Do início do ano até o dia 17/08 as ações da XP (XPBR31) já despencaram mais de 30%.
E diante de uma queda tão expressiva, a dúvida de muitos investidores é se este é o momento de comprar o ativo.
Embora o ativo já tenha caído bastante, o CEO e estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, acredita que a ação pode cair mais nos próximos meses, por 4 motivos, confira:
1. Juros Altos
Apesar de ser um banco, a XP não se comporta como uma instituição tradicional. Grande parte do portfólio de investimentos da companhia são ativos de risco.
Assim, em um cenário de juros altos os investidores (clientes do banco), tendem a buscar ativos mais seguros como os títulos de renda fixa.
Com isso, a XP acaba perdendo receita.
O mesmo movimento acontece com as ações da empresa listadas na bolsa norte-americana, por conta da escalada da inflação nos Estados Unidos.
2. Serviços baratos
Na disputa contra outros bancos e corretoras digitais a XP precisa oferecer taxas de administração muito baixas e corretagem zero.
Essa postura prejudica muito a receita da empresa em cenários de inflação.
3. Valuation caro
Para Felipe Miranda, o valor das ações da XP (XPBR31) está muito acima do considerado justo. Levando em conta o potencial de crescimento nos próximos anos, o analista acredita que, para refletir o valor apropriado, a ação deve cair 26%.
4. Pressões vendedoras
No curto prazo as ações de XPBR31 enfrentam muitas pressões vendedoras. O Itaú Unibanco deve se desfazer de 11% das suas ações na companhia em breve. E a disputa com o BTG pode causar frustração nos investidores que compraram ações da XP.