A temporada de resultados do 4T23 está chegando e vem em boa hora. O 4º tri de 2023 mostrou a volta do bull market do Ibovespa. O principal índice do mercado de ações brasileiro subiu 15,1% até o final de dezembro, superando os 134 mil pontos.
Boa parte dessa alta se deve à percepção do mercado de que 2024 será um ano de corte de juros nas economias desenvolvidas e de continuidade na queda da Selic, combinação poderosa para os ativos de risco globais.
Mas, por enquanto, a queda de 1% da Selic no 3T23 e de mais 1% ao longo do 4T23 deve trazer uma melhora ainda “pequena” nos resultados do quatro trimestre em relação ao terceiro, avalia a analista Larissa Quaresma, da Empiricus.
Apesar de não esperar resultados “vigorosos”, a analista acredita em uma melhora nas vendas das varejistas, em especial aquelas que têm marcas e canais que lideram seus nichos. “Essas tiveram um bom final de ano. Será uma sequência de balanços para diferenciar o ‘joio do trigo’”, afirma.
Por fim, para que o investidor possa entender melhor cada um dos números da temporada, o site da Empiricus vai disponibilizar uma análise dos principais resultados, conforme eles são divulgados. Fique ligado!