Se você pretende se aposentar em breve, precisa ficar atento às regras do INSS. Isso porque os requisitos vão mudar em 2023, e antes de requisitar a aposentadoria é preciso saber em qual regra você se encaixa melhor.
A partir de 2023, 3 regras serão válidas para quem quer se aposentar:
– A regra dos pontos; – A regra da idade progressiva; – A regra da redução do tempo de contribuição.
A regra dos pontos pede a soma da idade do segurado mais o tempo de contribuição. Para mulheres que derem início ao processo a partir de 2023, são necessários 90 pontos. Para homens, 100 pontos.
Se você não tem os pontos necessários, pode tentar a regra da idade progressiva.
Para mulheres, são necessários 30 anos de contribuição e um mínimo de 58 anos de idade. Para homens, 35 anos de contribuição e ao menos 62,5 anos de idade.
Já a regra da redução do tempo de contribuição se baseia principalmente na idade. Mulheres com 62 anos de idade e ao menos 15 anos de contribuição podem requisitar o benefício. Para homens, é necessário 65 anos de idade e 15 de contribuição.
Existe, porém, uma alternativa.
Muita gente acaba se frustrando com a aposentadoria no Brasil, ou porque ela é muito demorada ou porque os valores são baixos.
É possível receber uma “segunda aposentadoria”, sem ter que abrir mão dos pagamentos do INSS. A grande vantagem desse método é não depender dos prazos ou dos valores do governo.
Em alguns casos, alguns contribuintes chegaram a receber R$ 14.905 em um único mês.
Os valores são diversos, indo de centenas a milhares de reais, e podem aumentar com o tempo.
Para saber como dar entrada no seu processo e buscar receber uma “segunda aposentadoria”, clique no link abaixo.