Maio foi um mês “perdido” para muitos investidores. No período, o Ibovespa caiu 3%, as expectativas da inflação (IPCA) foram revisadas para cima e o real teve o pior desempenho frente ao dólar dentre as moedas da América Latina.
Diante disso, as carteiras de muitos investidores encerraram o mês no negativo. Para junho, o cenário continua difícil: a bolsa segue em baixa e as incertezas com relação à economia interna ainda estão elevadas.
Embora o contexto fiscal e de inflação no Brasil não seja o mais promissor, para a analista da Empiricus Research Lais Costa, o investidor tem neste momento a oportunidade de investir numa classe de ativos em que é “bem difícil de perder dinheiro.”
Trata-se dos títulos indexados à inflação (IPCA+), que oferecem uma taxa pré-fixada, corrigida pelo IPCA.
Quem topa um risco um pouco maior que o da renda fixa tradicional tem a oportunidade de capturar retornos de até IPCA + 7% ao ano - com a vantagem da isenção de Imposto de Renda.
Contudo, assim como as oportunidades surgem, elas podem acabar. Uma melhora no ambiente fiscal, por exemplo, pode fazer com que a curva de juros futuros volte a cair. Por isso, o ideal é investir nesses ativos o quanto antes.
Nesse sentido, a Empiricus Research, empresa do Grupo BTG, está disponibilizando como cortesia o acesso gratuito à carteira com os 4 títulos da renda fixa “premium”.