MP de Lula faz ações de elétricas ‘sofrerem’ na bolsa; ainda vale a pena investir no setor?

Segundo o analista Ruy Hungria, da Empiricus, a medida traz desequilíbrios para o setor, em mais um exemplo negativo de interferência política.

Que o Ibovespa vive um ano difícil, não é novidade.  Mas outro índice acumula quedas ainda mais acentuadas em 2024: o IEXX, de energia elétrica.

As perdas de ações como Auren (AURE3), Engie (EGIE3) e Eletrobras (ELET6) refletem as dificuldades enfrentadas pelo setor recentemente.

De acordo com análise feita pela Empiricus, parte do mau humor com as ações do setor vem da Medida Provisória 1.212/2024, publicada no Diário Oficial da União em 10/04. Segundo o governo, a MP assinada por Lula visa baratear a conta de luz e incentivar a geração de energia limpa.

A prorrogação dos subsídios por mais 3 anos ligou um sinal de alerta no mercado. “É ruim, porque aumenta ainda mais a já enorme sobreoferta de energia e traz desequilíbrios adicionais para o setor, em mais um exemplo negativo de interferência política”, afirma Hungria.

Os sinais de interferência e os questionamentos com relação à privatização da Eletrobras têm atrapalhado a confiança do investidor.

Em meio a toda essa “tempestade”, é importante escolher o “cavalo certo” dentre as elétricas da bolsa. Como? Confira no story  a seguir!

Mas apesar do cenário negativo após as mudanças recentes, há uma ação específica que ainda vale a pena para quem busca dividendos e ganho de capital.